25 outubro 2013

0

Queda de Cabelo: O que é e como tratar

| |

Boa Noite lindinhas!
O post de hoje é para uma amiga linda que está passando por esse problema... #BeijãoGiu Pode não parecer mas queda de cabelo é algo muito comum tanto entre os homens quanto entre as mulheres! Pode ser apenas um produto mais agressivo que você usou no cabelo recentemente ou pode ser algo muito mais sério. Vim ensinar para vocês receitas caseiras e bem fáceis para ajudar na queda do cabelo. Mas antes vamos entender o que é e o que causa a queda de cabelo...

~* O que é? *~
A queda de cabelo ou "alopecia" é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopecia universal.

~* Causas do problema *~ 
Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres; começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus; como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.

Areata: relacionada especialmente a fatores autoimunes e seu agravamento é influenciado pelo emocional. A alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pelos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo ou todo o corpo.

Congênita: Fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento.

Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo.

Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" os próprios cabelos conscientemente ou não.

Secundária ou Medicamentosa: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções ou medicamentos como a quimioterapia.

Seborreica: a dermatite seborreica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema; Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.

Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres; consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas; Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.

Alérgica: pessoas alérgicas a glúten do trigo e a lactose ou caseína do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície; Essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.

Agora que sabemos o que é exatamente e o que causa esse problema, vamos às dicas que ajudam bastante na redução da queda de cabelo!
Clique em "Leia Mais" e vem comigo! ;)
Tração
De acordo com os dermatologistas, evitar o tracionamento nos cabelos é uma forma de conservá-los. Homens e mulheres que andam com o cabelo muito preso, repuxado, podem ter mais queda. #FicaDica: Solte suas madeixas e seja feliz!

Escova
Isso é bem específico para as mulheres, já que poucos homens aderem à escova. Essas escovas alisadoras, de uma maneira geral, fazem tração no cabelo. Recorrer a este tratamento estético pode provocar grande perda nos fios. #FicaDica: se você tem o cabelo um pouco mais crespo como o meu, troque a escova por um relaxamento; Além de evitar a queda de cabelo, ainda conserva cachos de arrasar!

Produtos químicos
Diversos tratamentos de beleza utilizam produtos químicos que, se usados em excesso, podem causar danos ao cabelo. Alguns tratamentos com formol e tinturas excessivas, podem ser prejudiciais. Por isso, é fundamental escolher produtos de qualidade e consultar bons profissionais. #FicaDica: Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento onde é usado química, pesquise e procure saber muito bem antes do que a química é feita e que danos ela causa aos fios. E nada de formol hein ;)

Danos térmicos
As pranchas de alisamento (as famosas chapinhas), assim como os cacheadores de cabelos, podem ser outros vilões. Com eles, os cabelos são submetidos a altas temperaturas, que os danificam e provocam queda se usados em excesso. É preciso saber a forma correta de usar. #FicaDica: Evite o uso das "chapinhas" e caso queira utilizar, recomendo fazer com profissionais em um salão de beleza.

Alimentação
Uma boa alimentação é a base de tudo, inclusive de cabelos fortes. Algumas deficiências de vitaminas levam à queda de cabelo. Comer frutas, legumes e verduras e equilibrar com carne vermelha, peixe e produtos integrais ajudam nisso. #FicaDica: Não deixe de comer frutas, legumes e verduras. A falta desses alimentos podem causar problemas como a queda de cabelo, anemia e até perda de memória! Além de que comê-los não é nenhum sacrifício e ainda nos dá um corpinho lindo para o verão.

Genética
Se há histórico de calvície na família, a pessoa deve procurar uma orientação dermatológica para descobrir o que fazer o mais cedo possível. Nesse caso, serão recomendados tratamentos que podem ser com produtos direto no couro cabeludo ou remédios via oral. #FicaDica: Fique atenta à sua árvore genealógica. Se algum parente seu direto tem problemas de queda de cabelo, fique ligada e caso caia nem que sejam alguns fios, corre no médico para tratar à tempo e o problema não crescer.

Hormônios
Outra possível causa de queda de cabelos são as doenças hormonais. Deve-se diagnosticar o mais breve possível e tratar precocemente. Os tratamentos variam para cada pessoa. #FicaDica: Mas uma vez, recomendo que fique atenta aos fios e caso aja algum tipo de queda nem que seja significante, corre no médico antes que seja tarde!

Doenças do couro cabeludo
A caspa, além de esteticamente não ser agradável porque pode por ficar visível nos cabelos e nas roupas, também pode acelerar a perda de fios. Por isso, assim que detectada, deve ser tratada. #FicaDica: Não ignore a caspa! Apesar de parecer um problema bobo e que é tratado com um simples xampu anti-caspa, ela pode ser muito grave e é muitas vezes uma das causas da queda de cabelo.

Estresse
O estresse, um dos grandes males da vida moderna, também cobra seu preço nos cabelos. Tentar levar uma vida mais calma, sem muito estresse, ajuda. Não é causa direta, mas pode influenciar, assim como a ansiedade.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar queda de cabelos. Então, ao constatar alguma doença, fique atento para a possibilidade do medicamento recomendado ter esse efeito. E, claro, tome remédios somente com recomendação médica. #FicaDica: Se está tomando algum remédio e o cabelo começou a cair, na dúvida consulte o seu médico e conte à ele o que está acontecendo.


Creme Caseiro Stop Queda
Muito se fala dos cremes milagrosos, produzidos em casa, e com resultados fantásticos. Se você pode economizar para conter a queda de cabelo, por que não tentar? Para que esses cremes apresentem o resultado esperado é importante que exista uma preparação prévia no seu cabelo. Lave bem com o seu shampoo de preferência, enxágue e aplique com o auxilio de algodão. O preparo é simples. Veja abaixo:

~* Receita *~
Pegue 2 colheres de sopa de amoreira picada, junte com 300ml de água e faça um chá; Abafe e espere esfriar; Aplique em todo o couro cabeludo com a ajuda de um algodão; Massageie a cabeça delicadamente e deixe agir por 30 minutos; Enxague e deixe secar.
OBS: Aplique duas vezes por semana e evite pegar sol no dia da aplicação.

Massagem contra queda de cabelo
Você sabia que uma boa massagem no couro cabeludo é capaz de fazer com que exista uma circulação maior do sangue na cabeça, e assim, fazer com que o cabelo cresça com mais força e mais saudável? Para isso, basta que após a lavagem do seu cabelo com água fria, você massageie o couro cabeludo com bastante intensidade. Lembra quando foi dito que muitos desses tratamentos poderia ser realizado em casa ou no hotel, por exemplo? Então, esse é um dos casos mais emblemáticos de como pode ser muito fácil combater a queda dos fios com um tratamento caseiro.


Babosa (Aloe Vera) contra queda de cabelo

Essa é uma receita que eu posso dizer que realmente funciona porque eu já fiz e deixa mesmo o cabelo bem mais forte e resistente além de dar um brilho lindo!

Babosa utilizada Contra Queda de Cabelo

Essa planta já é utilizada para esse fim há mais de dois mil anos e para muitos é a melhor solução caseira contra queda de cabelo. Para utilizar a babosa no seu tratamento caseiro siga os passos abaixo:

~* Receita *~
Retire da folha da babosa a “baba” que ela produz (essa “baba” será semelhante, em se tratando de textura, a um gel); Bata essa “baba” no liquidificador; Passe nos cabelos e na raiz; Deixe seu cabelo com uma touca plástica ou de alumínio repousando durante 30 minutos; Lave e enxágue o cabelo.
OBS: Faça esse procedimento de uma a duas vezes por semana.

Viu como é fácil? Soluções simples e baratas como essas apresentadas acima podem auxiliar, e muito, na redução da queda de cabelo. Lembro e afirmo: nada vai substituir o tratamento realizado por um médico especialista em queda de cabelo. Caso você não encontre êxito com as indicações dadas acima, o que pode acontecer, procure um médico e faça um tratamento assistido por um profissional competente.
Caso você tenha experiências positivas na luta contra a queda de cabelo, conte-nos sua experiência nos comentários abaixo e vamos ajudar mais garotas (e garotos) que lutam contra esse problema!
Um beijão especial à fofa #Giulia para quem dedico esse post inteirinho! Espero que fique bem e que pelo menos uma dessas receitas te ajudem com esse problema!
Até a próxima meninas ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SuaOpinião! Não deixe de comentar e Volte Sempre :)